O RH é sinônimo de gestão do recurso fundamental para a sua empresa: as pessoas. Afinal, sem a sua equipe, é impossível obter os resultados que sua empresa deseja, certo? E se seu RH fosse mais participativo nesses resultados? O RH Estratégico passa a uma necessidade para a sua empresa.

O que significa ter um RH estratégico?

Engana-se quem imagina que o RH está destinado apenas aos trâmites trabalhistas burocráticos de uma empresa. Pela perspectiva de que os seus colaboradores representam um dos recursos mais importantes da empresa, o RH estratégico é essencial.

Isso quer dizer que os Recursos Humanos estarão empenhados em usar as informações que dispõem dos funcionários para tomada de decisões. Por exemplo, a análise de funcionários que mantêm poucas faltas pode ajudar a decidir qual colaborador precisa ser demitido.

Uso de indicadores

Indicadores são ferramentas usadas por um RH Estratégico, que visam analisar dados dos trabalhadores e medir seu desempenho. São os indicadores-chave de desempenho, originados da sigla inglesa KPI.

O indicador de número de conflitos interpessoais pode te ajudar a entender quais as pessoas responsáveis pela dificuldade de Comunicação Interna. Isso é apenas um exemplo de como essas informações trazem poder para o RH, que consegue tomar decisões mais assertivas e elaborar estratégias.

Desenvolva os colaboradores

Os colaboradores precisam ser orientados para que possam se desenvolver como profissionais em suas áreas de atuação e assim prosperar junto à empresa. Mesmo que cada equipe da empresa tenha um gestor, o RH pode assumir estratégias que qualifiquem e desenvolvam todos.

Além disso, deve-se criar uma política de cargos e salários e fazer reuniões periódicas com os colaboradores. Essa política e demais fatores que envolvam treinamentos e qualificações precisam estar claro à todos, incluindo quais pontos precisam melhorar e o que precisam estudar para ocuparem um cargo de liderança na empresa, por exemplo.

Atraia e retenha talentos

O gestor de RH estratégico precisa constantemente buscar meios de atrair e reter talentos na empresa. Para isso, ao divulgar vagas, deve haver um cuidado para que isso seja feito em veículos que atinjam o público almejado, como em redes sociais profissionais.

Já a retenção de talentos pode ser conquistada por meio da política de cargos e salários, ou com o oferecimento de benefícios para os colaboradores. As recompensas podem ser bônus em dinheiro, descontos em estabelecimentos comerciais, planos de saúde e odontológicos, bolsas de estudo para pós-graduação etc.

Como o RH estratégico traz mudanças para a sua empresa

Bom, como dissemos, os Recursos Humanos da sua empresa ajudam a manter o negócio de pé e também ser ferramenta de crescimento. Quando você decide dar esse “poder” ao RH, tornando o setor mais estratégico, consegue obter bons resultados internamente.

O mercado é competitivo e sai na frente a empresa que consegue gerir melhor os seus recursos. Nesse sentido, é possível conseguir maior motivação por meio dessas análises e aplicações de estratégias, alcançando melhor desempenho.

Além disso, por meio de apuração de crescimento profissional dos colaboradores, o RH pode fornecer os treinamentos e desenvolvimentos necessários para elevar o nível da equipe.

Você não precisa demitir um funcionário, porque ainda não desenvolveu uma habilidade específica. A partir da constatação do seu RH Estratégico, os colaboradores conseguem crescer profissionalmente e trazer melhores resultados para a empresa.

Investir em um RH Estratégico significa dispor de ferramentas tecnológicas para coleta e análise de dados, além de pessoal preparado para elaborar estratégias efetivas.

Indicadores são uma base para elaboração de estratégias de melhoria e apenas são obtidos por meio de ferramentas adequadas. Por isso, é importante entender que para obter o desempenho que você deseja é preciso investir em seus colaboradores.

Seja em tempo ou recursos, é necessário procurar ações que colaborem para engajar ainda mais os seus funcionários. Quanto mais motivados estiverem os seus colaboradores, melhor será o desempenho da sua empresa como um todo.

É aí que surge a importância de usar o RH como uma ferramenta de crescimento. O RH estratégico pode impactar positivamente a realidade da sua empresa, por meio de ações práticas.

Utilize aplicativos para a gestão de funcionários

Ao pensar numa transformação digital no RH, gestores precisam parar de perder tempo com rotinas extremamente manuais. É por isso que se recomenda o uso de aplicativos para a gestão de funcionários.

Contar com um recurso tecnológico inovador como a HABAUT é o ideal para as empresas que querem ter um RH estratégico e se aproveitar de todos os benefícios oferecidos por ele. Desenvolvemos, por exemplo, um sistema capaz de mapear o comportamento dos colaboradores, a fim de produzir estratégias pontuais.

Saiba mais sobre a nossa plataforma acessando o nosso site e não deixe de testá-la gratuitamente!