É fato: estamos vivemos em um momento de constante evolução e inovação em todos os setores – especialmente no RH. No entanto, em um mundo imerso em novidades, pode ser difícil estar atento a todas as tendências. Por isso, separamos as principais tendências para o RH 2020. Aproveite o conteúdo para implementar soluções no seu negócio!

Tendências para o RH em 2020

Os líderes de RH vão ter um grande desafio pela frente: a adoção de novos processos digitais, que terão impacto significativo nas contratações nos próximos anos. Mas essa não é a única novidade, na verdade, é só o começo. Portanto, anote essas dicas!

1. Comunicação interna transparente e imediata

As redes sociais nos ensinaram uma grande lição: é possível se comunicar de forma transparente e imediata. Por isso, muitas empresas vêm adotando soluções neste sentido.

Ao invés das abordagens tradicionais, as organizações estão começando a receber de braços abertos aplicativos que permitem uma comunicação simples, fluida e direta.

A tendência é repassar, com total transparência e em tempo real, qualquer decisão que afete os funcionários, além de abrir um canal de feedback sobre as mudanças atuais da empresa.

2. Seres humanos e robôs

Você já deve ter ouvido falar no termo “força de trabalho combinada”. Em muitos aspectos, isso remete apenas aos trabalhadores humanos, por assim dizer.

No entanto, em 2020, o RH deve contemplar a força de trabalho combinada entre humanos e robôs. Neste sentido, surgem diversas tendências, como RPA (Automação de Processo Robótico), IA (inteligência artificial) e VR (Realidade Virtual).

Na prática, a RPA economiza tempo e otimiza a produtividade. Em resumo, a automação permite que os profissionais de RH se concentrem nas partes fundamentais do seu trabalho.

Por exemplo: sabe aquele processo de atualizar manualmente o sistema de rastreamento de candidatos, realizar um novo cadastro e coletar informações dos funcionários, entre outros? Bem, a RPA pode fazer tudo isso automaticamente.

Os sistemas de software se comunicam, portanto, a RPA pode verificar e implementar quaisquer dados contidos na plataforma.

Já a IA vem conquistando um grande espaço no mercado e por bons motivos. Muitos especialistas, inclusive, a consideram a quarta revolução industrial.

De forma resumida, a IA é um algoritmo que coleta dados e, diante do resultado desses dados, pode ser programada para abordar estratégias específicas. O que fornece melhores informações para tomar decisões importantes.

Dessa forma, a IA pode auxiliar o RH a criar insights valiosos, sugerindo estratégias baseadas em dados. Por isso, empresas de todos os portes estão aderindo a essa tecnologia.

Onde a VR se encaixa nessa história? Bom, vamos lembrar que a VR busca criar uma imagem ou ambiente em 3D realista, dessa forma, o usuário pode interagir com a proposta.

Diante desse procedimento, a VR pode ser utilizada para melhorar o processo de recrutamento e contratação, integração, aprendizado e desenvolvimento.

Essa tecnologia cria experiências personalizadas, o que auxilia a identificar os candidatos mais qualificados para uma vaga. Ao utilizar a VR, os candidatos podem demonstrar suas habilidades.

Na prática, isso significa que se uma vaga demanda de muito treinamento, a VR pode ser um ótimo investimento para potencializar os resultados.

3. RH estratégico

Para adentrar nessa tendência, é preciso desconstruir alguns pensamentos. Como você vê sua empresa? E como você deseja que os funcionários visualizem sua empresa?

No RH estratégico, podemos definir essa visão em um conceito: uma troca. A empresa proporciona um ambiente para que as pessoas realizem seus objetivos e as pessoas proporcionam à empresa formas de alcançar suas metas.

Mas, para que essa relação seja saudável e próspera, as estratégias da empresa precisam ser muito bem comunicadas e claras. Mas, só isso não resolve a questão.

É necessário dispor de uma gestão estratégica de pessoas para que estes resultados sejam otimizados. O grande desafio, no entanto, é mudar a mentalidade do RH, não só a prática.

Dessa forma, o RH estratégico é capaz de influenciar e potencializar o desempenho da empresa e o desempenho individual, através de estratégias que produzem resultados tangíveis.

Portanto, os principais focos do RH estratégico são estabelecer e construir relacionamentos confiáveis, saudáveis e duradouros; aprofundar-se na cultura da empresa e em todos os seus setores para se engajar em diversas áreas, entre outros fatores.

Por que a gestão estratégica de RH é importante?

Uma empresa que tem todas as equipes alinhadas em direção aos mesmos objetivos, certamente, terá mais chances de sucesso.

Por isso, o RH estratégico realiza análises e determina as ações necessárias para aumentar o valor da sua empresa.

Além disso, a gestão estratégica também utiliza os resultados dessas análises para implementar e desenvolver técnicas de RH mais eficientes para lidar com os funcionários.

Confira alguns dos benefícios do RH estratégico:

  • Melhor cultura de trabalho;
  • Melhores taxas de satisfação do cliente;
  • Gerenciamento eficiente de recursos;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior satisfação no ambiente de trabalho.

E esse é só o começo!

4. Experiência do funcionário

Podemos definir a experiência do funcionário como todas as percepções durante o tempo em que trabalha em uma organização.

Esse ciclo inclui todas as fases, desde a contratação até a integração, por exemplo. Compreender e desenvolver essa experiência como um conjunto deve estar no topo da lista de todos os departamentos de RH.

Essa estratégia pode trazer à organização diversos benefícios. Ao promover uma boa experiência aos funcionários, o RH pode, por exemplo, promover o bem-estar dos colaboradores.

Essa abordagem aumentará a retenção de funcionários, já que eles se sentem satisfeitos no ambiente em que estão inseridos.

Além disso, manter os funcionários envolvidos cria uma ótima força de trabalho. Dessa forma, sua organização terá um crescimento sustentável, o que, claro, reflete na produtividade da empresa como um todo.

Experimente uma inovação

Se você busca soluções inovadoras e eficientes em RH, saiba que nós podemos te auxiliar nesse caminho.

Somos a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva capaz de mapear o perfil comportamental pessoal e profissional do colaborador.

Além de traçar níveis de engajamento, melhorar a comunicação e feedback aliado a um plano de incentivo de metas.

Inclusive, você pode vivenciar essa experiência gratuitamente acessando nosso site. Acesse agora mesmo!