Para se posicionar rumo ao sucesso, antes de tudo, é preciso tornar-se um líder na transformação digital da sua organização como parte do GRH. O primeiro passo é desenhar e estruturar a jornada de experiência do colaborador.

Com o crescimento do trabalho remoto, surgiram novos desafios à todos os profissionais. Como por exemplo, contratar um novo colaborador através da telinha do computador passou a ser um episódio clássico nas empresas.

E sempre surge indagações por não ter mais o famoso “olho-no-olho” e sentir a expectativa do entrevistado. Idem também, na rotina para garantir um mínimo de excelência no engajamento aos já contratados.

Vamos entender a importância e processos para a criação da jornada do colaborador, item de tamanha relevância em toda empresa, independente do porte, segmento e nível de maturidade. e tem se deixado de lado pela maioria dos GRH’s.

Afinal, o que é a jornada do colaborador?

A jornada do colaborador é em resumo, um conjunto de ações organizacionais do funcionário ao longo de sua vivência na empresa, alinhada aos objetivos do negócio.

Parcialmente conhecida como employee experience, o foco está em desenvolver as melhores práticas de gestão de pessoas com uma sólida estrutura de análise da percepção dos colaboradores junto à empresa.

Portanto, ter o RH como parte estratégico do negócio é fundamental. O responsável pelo setor precisa ter de forma clara e explícita os próximos passos da empresa, acompanhar a evolução das metas, além de entender e focar nos colaboradores.

As etapas da jornada do colaborador

Criar o roteiro para cada etapa não é algo singular de se fazer. É preciso fazer uma revisão constante das melhores práticas do mercado. Saber desde a contratação ao formato de crescimento do colaborador, ajuda na criação da marca, reforça a cultura e dissemina o propósito da empresa.

Um exemplo clássico são empresas de tecnologia que estão perdendo, ou com dificuldades em encontrar profissionais qualificados na área. Isso porque bons profissionais, devido ao home-office, estão migrando para empresas estrangeiras.

O que você precisa fazer imediatamente é criar uma cultura de encantamento, liberdade e alinhamento dos objetivos.

O colaborador não tem somente a intenção de “trocar” horas de trabalho por salário. Ele quer fazer parte da mudança, participar ativamente e ser reconhecido por isso.

Jornada da experiência: Atração de talentos

Jornada da experiência: atração

Atração de talentos é um dos maiores desafios do setor de GRH. É também uma das etapas mais importantes para garantir um time de alta performance, engajado e alinhado com os valores da empresa.

Lidar constantemente com o processo de recrutamento ou retenção de talentos junto com os concorrentes pode ser muito complexo e desafiador. Ainda mais diante da realidade de um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo.

Profissionais de alto nível buscam fazer a diferença em empresas cuja cultura organizacional é extremamente forte e consistente. A princípio, não é uma tarefa fácil.

Durante o processo de criação de branding, as empresas devem decidir quais notícias postar sobre conquistas, prêmios e vaga, e também delinear estratégias de atração de candidatos.

Aqui estão as 5 dicas e truques que irão ajudá-lo a atrair os candidatos de ouro da multidão e preparar as melhores estratégias de atração e retenção.

Jornada da experiência: dicas para atração de talentos

Contratar é fácil. O difícil é reter os melhores talentos.

Dê voz à sua marca!

Criar uma imagem da empresa não é fácil, mas é fascinante quando você começa a colher os frutos desse árduo trabalho. Comece explicando como a empresa atua, o modelo que trabalha, CASES de Sucesso, valores da empresa e onde pretendem chegar.

Diferencie sua marca de seus concorrentes, explicando por que os candidatos devem tê-la como destino promissor. Alinhe suas palavras com conteúdo de vídeo, publicidade e plataformas de avaliação depois de ter uma conversa pessoal com sua equipe de recrutamento.

Promova uma cultura de organização inclusiva!

Todo candidato busca um ambiente acolhedor, atrativo e inclusivo. Quando sua organização promove uma cultura envolvente, ela reflete e constrói no valor da marca como item positivo.
A cultura inclusiva com um posicionamento de marketing entre os colaboradores é tão importante quanto atrair e reter funcionários talentosos. Para uma marca empregadora forte e profundamente enraizada, esta é uma dica que precisa ser seguida religiosamente!

Deixe claro o plano de carreira!

Os planos de carreira são caminhos que os colaboradores percorrem desde o seu primeiro dia no trabalho até sua posição final antes da aposentadoria. Se não tiver uma oportunidade de crescimento, os melhores talentos tentarão subir na escada mudando para outras empresas.

Demonstre os diferenciais da sua empresa!

Você precisa ser um especialista no assunto do qual sua empresa está envolvida. Investigue o problema a fundo, descubra quem é afetado por ele, conheça a concorrência e invista com força para descobrir a melhor solução. Uma boa dica para se diferenciar é buscar resolver o problema em primeiro lugar.

Uma solução tecnológica te ajudará a perceber fatores que podem comprometer o engajamento e performance dos colaboradores e antecipar a gravidade do problema.

A HABAUT, uma empresa especialista em solução para gestão de pessoas, conta com uma solução que te ajudará a entender os pontos mais críticos da empresa.

Compartilhe os benefícios extras da sua empresa

Para uma contratação no formato CLT, é trivial alguns benefícios como vale refeição, alimentação, transporte e plano de saúde. É neste momento que você precisa focar nos principais benefícios que pode oferecer (caso tenha), tais como: participação nos lucros, clube de benefícios, auxílio educação ou até mesmo plano de previdência.

Se você estiver buscando uma vaga no formato pessoa jurídica (PJ), sabemos que há outros fatores que reduzem a exposição aos benefícios. Procure focar na eficiência monetária e possível contratação como um talento percursor na empresa.

Faça uma comunicação que o colaborador sinta que foi feita para ele. É preciso dedicar um bom tempo, e nada de fazer às pressas para perder o elo da comunicação.

E se você ainda não tem benefícios extras, que tal um Clube de Benefícios na sua empresa? Aposto que os colaboradores irão amar a economia e aproveitarão ao máximo novas experiências ou aperfeiçoamento profissional.

Fale conosco e implante hoje mesmo na sua empresa.

Jornada da experiência: Contratação

Jornada da experiência: contratação

Contratar é uma das etapas mais importantes, onde é preciso ter uma atenção especial quanto às qualificações do candidato x necessidades da empresa. Mas lembre-se de que processo seletivo longo não é sinônimo de bem feito!

Abaixo, separamos uma lista primordial sobre o que você precisa se atentar ao abrir uma vaga para o mercado.

1 – Foque no essencial, com uma seleção enxuta das competências necessárias;
2 – Defina as habilidades adequadas para a função. Habilidades extras devem ser consideradas como complementares;
3 – Promova internamente e divulgue nas redes sociais. É legal contratar quem tem admiração e acompanha a empresa pelas mídias;
4 – Busque ferramentas que auxiliem nessa jornada com uma pré-seleção acurada.

E o mais importante – COMPORTAMENTO.

5 – Contratar de acordo com o comportamento ajuda na construção de uma relação de confiança. Devem ser analisados os pontos culturais da empresa e equipe e, comparados ao candidato.

É muito comum contratar pelas habilidades e demitir pelo comportamento.

Jornada da experiência: Onboarding

Jornada da experiência: onboarding

Você sabia que a jornada da experiência para o onboarding aos novos tripulantes é fundamental para elevar o alcance em 50% de produtividade logo nos 60 primeiros dias?

Interação com os demais colegas, treinamento e proximidade com as áreas ajuda a vestir a camisa, criar senso de orgulho e aumento da reputação da sua empresa.

Uma boa integração nos primeiros dias ajuda a estimular a relação com as equipes, e criar um ambiente mais positivo e estimulante. Ninguém gosta de uma empresa desorganizada!

É importante revisar seu processo de onboarding para:

  1. Kit de boas vindas, apresentação da empresa e RH;
  2. Falar sobre a história e cultura da empresa e/ou fundador;
  3. Detalhar missão, visão e valores;
  4. Apresentar a estrutura organizacional;
  5. Esclarecer a função a ser desenvolvida junto ao time;
  6. Permitir a livre expressão e inovação da sua área;
  7. Explicar as formas de avaliação de desempenho ou performance.

Curiosidade 1

Pesquisa da Glassdoor publicada em 2020 demonstra que um processo de onboarding eficiente pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.

Curiosidade 2

Estudos elaborados pela Click Boarding mostra que mais de 69% dos colaboradores tendem a permanecer em uma empresa por mais de três anos quando a experiência de onboarding é satisfatória.

Jornada da experiência: Engajamento

Jornada da experiência: engajamento

Cada vez mais as linhas que separam a vida profissional da vida pessoal se confundem, e os funcionários querem que experiências práticas e envolventes vividas fora do trabalho sejam replicadas dentro da empresa.

Afinal, o engajamento do colaborador é um dos principais ingredientes para o sucesso da empresa. Acima de tudo, eles querem ter oportunidade para modelar em seus próprios termos, suas experiências no ambiente de trabalho. No entanto, uma boa experiência auxilia no engajamento e oferece diversas opções que os ajudarão a atingir seu pleno potencial e a trazer valor para os negócios.

Abaixo, separamos 7 foras eficazes para impulsionar o engajamento de seus colaboradores:

Liderança inspiradora

Líderes apaixonados pelo que fazem, com skills competentes e proativos, são essenciais para o engajamento de todos na sua equipe. Para isso, é muito importante que o GRH tenha uma avaliação estratégica e comportamental constante de cada gestor.

Converse regularmente com eles para entender como a sua experiência no ambiente de  trabalho (local ou remoto) pode ser melhorada. Descubra o que os motiva, e como eles definem sucesso.

Sentimento de propósito

Todo mundo, na vida pessoal ou profissional, quando entende e acredita num propósito, dá muito mais valor e “arregaça as mangas” para fazer acontecer. Na empresa, ter esse sentimento de propósito não é diferente.

Colaboradores engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante, além de lutar para designar algo mais significativo e se orgulhar de seus esforços.

Para isso, você pode estabelecer metas bem definidas e incentivar seu time a atingi-las, criando um sentimento de verdadeiro desafio.

Crescimento e Oportunidades

Em sua maioria, o principal fator de engajamento é saber que o colaborador tem perspectiva de crescimento e oportunidades na empresa. Traçar planos para utilizar adequadamente suas habilidades, a fim de progredir profissionalmente, é uma tarefa em conjuntura com a liderança que apenas do GRH.

Contar com um plano de carreira bem estruturado é capaz de estimular o autodesenvolvimento de todos da equipe, ainda mais quando se demonstra que podem ter um objetivo profissional real a ser alcançado.

Recompensas

Gostar de ser reconhecido é inerente ao ser humano. Tanto é que o nosso cérebro tem seu próprio sistema de recompensa. É essencial que seus colaboradores sintam que seus trabalhos não estão rendendo somente resultados, mas que também estão sendo valorizados.

Recompensas como premiações extras, aumento de salários, ou simplesmente quantias compatíveis com o mercado, são boas opções a serem consideradas na hora de reconhecer bons colaboradores.

Mas atenção: recompensas não se resumem apenas a remunerações.

Uma dica de ouro é que a Habaut tem um processo de incentivo ao cumprimento de metas, ao qual a empresa transfere o crédito ao colaborador, de forma instantânea, para que ele use a vontade com novas experiências no clube de benefícios.

Cultura voltada para pessoas

Definitivamente não há mais como pensar apenas no lado profissional. Entenda as responsabilidades das suas equipes e considere iniciativas que as permitam equilibrar a vida pessoal com a profissional.

Promover um ambiente amigável, com sincronia e com um forte vínculo emocional entre os colaboradores, é o ideal para qualquer organização. Promova também o intercambio de ideias, sugestões e melhorias.

O GRH e liderança precisam ouvir mais todos os colaboradores. Ter uma rotina mensal de analisar possíveis adequações ajuda em um ambiente mais promissor ao crescimento, e cada vez mais no compartilhamento de aprendizados.

Por isso, procure colocar em prática pesquisas de clima organizacional, inserindo itens que se relacionem ao bem-estar, motivação e grau de satisfação de sua equipe.

Conheça o Felicitômetro: uma ferramenta prática de pesquisa de pulso e clima para compreender e melhorar o clima e cultura da empresa.

Oferecer formas de aprimoramento

Aliado ao fator de desenvolvimento profissional, oferecer benefícios como bolsas de estudos (integral ou parcial), cursos técnicos de aperfeiçoamento ou de atualização, subsidiar cursos e palestras, são formas de benefícios e podem ser uma excelente opção.

Estude a possibilidade de fornecer convênios com universidades ou centros educacionais, ou outras formas de oferecer cursos que possam aprimorar o conhecimento de sua equipe, como pós-graduação e idiomas, por exemplo.

E se você precisar de ajuda, conte sempre com a Habaut. Com o nosso clube de benefícios, seus colaboradores podem economizar mais de 60% em educação e treinamento, desde cursos online ao presencial.

Diálogo aberto e bilateral

Sempre busque demonstrar disponibilidade para diálogos e incentive o fato de que a comunicação interna é uma via de mão dupla. Não basta apenas ser um gestor com uma boa intuição ou habilidade de reconhecer comportamentos.

Se há algo fora do normal acontecendo, busque imediatamente conversar no privado com o liderado. Disponibilizar o diálogo aberto e franco é extremamente relevante e confortante ao colaborador.

Mas atenção: Cuidado para não misturar em demasia problemas pessoais do colaborador aos problemas profissionais. Mesmo que ambos se confrontem, procure distingui-los para melhor ajudá-lo.

Sua empresa já tem um canal de comunicação entre o GRH e o colaborador? Fale com um dos nossos especialistas e conheça o CHAT interno e a INTRANET. Mantenha toda sua equipe alinhada às atualizações e crescimento da empresa.

Jornada da experiência: Treinamento

Jornada da experiência: treinamento

capacitação de uma equipe é a base para o desempenho de qualquer setor. Por isso que manter um ciclo de treinamentos constantes têm sido o ponto focal de grandes empresas.

O treinamento ainda é bem eficaz para promover o melhor desempenho em seu negócio. Além disso, pode ser específico para a demanda da sua empresa, ou estrategicamente para promoção de um colaborador a um cargo de maior eficiência.

A capacidade de uma empresa de criar uma cultura de compartilhamento de aprendizado através de encontros especiais, gera um valor intrínseco como marca. E estimular a vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer.

No entanto, para obter o melhor resultado é necessário que você estabeleça objetivos esperados durante e após os treinamentos ofertados. Recomendamos que:

  • Esclareça seus objetivos;
  • Atualize suas metodologias de treinamento (caso tenha);
  • Busque ajuda de uma empresa especializada;
  • Faça o follow-up constantemente sobre a evolução do curso;
  • Dê liberdade e incentive às mudanças e testes de acordo com os aprendizados.

Jornada da experiência: Performance

Jornada da experiência: performance

Você deve estar se perguntando: Como a gestão de desempenho se encaixa na experiência do funcionário?

Entenda o porquê do gerenciamento de desempenho ser um dos pilares mais importantes de sua empresa.

Ter um sistema sólido de acompanhamento que ajudará a liderança e as equipes a se desenvolverem é um diferencial. E você como um gestor da mudança, enfrentará muitas dificuldades culturais à frente. Concomitantemente, ajudar a melhorar sua força de trabalho também manterá altos níveis de engajamento.

Acompanhar a performance ajudará a obter respostas sobre as principais deficiências da empresa. Logo, será mais concreto o planejamento estratégico para desenvolver novas habilidades ao pessoal da sua empresa.

74% recebem uma avaliação de desempenho uma vez ao ano

21% estão de acordo com o salário que recebem.

14% inspiram na avaliação de desempenho para melhorar.

Coloque o foco no desenvolvimento de desempenho

Não importa o tamanho da sua empresa ou estado atual em que se encontra! Nós da Habaut podemos ajudá-lo a alcançar um melhor desempenho em nível individual, de equipe e organizacional. Temos a solução perfeita pra você, desde estratégias diárias para realizar o trabalho até estratégias gerais para avaliar e melhorar o desempenho.

Jornada da experiência: Crescimento

Jornada da experiência: crescimento

Que tal deixar um grande aviso: os clientes não vêm em primeiro. Os colaboradores vêm em primeiro lugar. Se você cuidar bem dos seus colaboradores, eles cuidarão bem dos clientes.

Investir na jornada do colaborador realmente se tornou uma prática cada vez mais adotada por organizações ao redor do mundo. Segundo Jacob Morgan, em seu livro “The employee experience advantage”, foi feito um estudo com mais de 250 empresas, e organizações que investem em experiências positivas dos funcionários superam as demais, e são quatro vezes mais lucrativas.

Os investimentos contribuem também com outros ganhos, tais como aumento de 40% no engajamento dos colaboradores, crescimento de 18% da satisfação dos clientes e redução de 14% do turnover. E os benefícios não param por aí…

Conclusão

Mudar a cultura enraizada de uma organização não é fácil. Desbravar essa frente é para poucos! Porém, lembre-se de que você não está sozinho.

O propósito da Habaut está na gestão estratégica da área de recursos humanos, através de uma solução completa e única, focada no aumento de engajamento, participação e retenção dos colaboradores.

HABAUT poderá ajudar sua empresa nessa jornada. Entre em contato conosco e saiba mais! Vamos construir essa nova jornada na sua empresa.