A atualização contínua é essencial para se manter à parte das tendências do mercado. O setor de RH vem passando por diversas transformações, como a busca por uma gestão estratégica de pessoas, a implementação de recursos tecnológicos associados à indústria 4.0, entre outras.

Por isso, fazer um curso, seja de curta ou longa duração, para ampliar os seus conhecimentos e valorizar ainda mais a sua experiência profissional, é um bom caminho para se destacar no mercado. Se você quer economizar através de cursos de RH gratuitos, confira a seguir algumas opções!

Fundação Getúlio Vargas

Uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, a FGV se destaca quando se trata da área de gestão e negócios.

Para o profissional de recursos humanos, a Fundação Getúlio Vargas oferece excelentes oportunidades para incluir cursos e certificados de peso em seu currículo. Veja alguns deles!

Introdução à liderança

Com 5 horas de carga horária, esse curso faz um mergulho aprofundado da temática “liderança” através de 5 principais tópicos.

Com ele, você ganhará uma nova perspectiva sobre como construir suas habilidades de líder a partir do desenvolvimento emocional e intelectual. Além disso, o curso tem como objetivo desconstruir a ideia de que liderança é uma característica natural e reservada apenas para pessoas que apresentam determinados perfis.

Link: https://cutt.ly/nmzMcpI

Bases conceituais dos modelos de gestão

Com esse curso de 5 horas você será capaz de identificar a relação entre os modelos de gestão e o seu impacto na gestão de conhecimento e pessoas.

Passando pelo histórico dos modelos ao longo das décadas, o curso apresentará a evolução das bases conceituais de cada período e a forma como a gestão deve ser capaz de acompanhar as transformações do mercado, incluindo as relações de trabalho.

Link: https://cutt.ly/amzMY2I

Motivação nas organizações

Um tema recorrente quando se trata da gestão de pessoas é a criação de um clima organizacional que contribua para manter a motivação dos colaboradores no dia a dia de trabalho.

Por isso, nesse curso de 5 horas, você verá como a motivação está relacionada ao desempenho e resultados da empresa, além de conferir alguns conceitos de psicologia como os mecanismos de defesa em ambientes frustrantes e com alto nível de pressão.

Link: https://cutt.ly/9mzMGHE

Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (SEBRAE)

O Sebrae é reconhecido por fornecer importantes ferramentas para apoiar a iniciativa empreendedora em território brasileiro. A entidade fornece dados, opções gratuitas de treinamento e capacitação e orientação para gestores e pequenos empresários. Confira algumas opções de curso RH grátis!

Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor

Consiga o seu certificado do Sebrae nesse curso enriquecedor com apenas 3 horas de carga horária. Nele, você irá conferir algumas das melhores ferramentas de recrutamento e seleção, além de obter importantes insights para manter a qualidade dos seus processos e escolher os melhores profissionais para cada cargo.

O principal objetivo do curso é fornecer ferramentas e conhecimentos para que você consiga estruturar um processo seletivo de maneira a atrair e reter talentos.

O curso é desenvolvido em 4 módulos que abordam a importância dos recursos humanos, ferramentas para atração, insights para escolher as pessoas certas de acordo com a necessidade de cada cargo e os principais aspectos para implementar um retorno do processo seletivo adequado.

Link: https://cutt.ly/PmzNJys

Inovação

E para atender à necessidade por inovação em empresas e setores, esse curso de 3 horas vai lhe proporcionar uma visão geral pautada em viabilidade e competitividades.

Os conhecimentos apresentados neste curso podem ser aplicados pelo profissional de RH para tornar o seu setor mais estratégico. Por isso, com ele, você poderá repensar os processos de gestão de pessoas, desde os modelos de gestão até à estruturação de processos seletivos.

A inovação no setor de RH pode ser a principal ferramenta na busca por produtividade e qualidade, que geram benefícios para a empresa diante da concorrência e disputa por talentos. Além disso, também é essencial para agregar valor para qualquer setor.

Dessa maneira, o curso Inovação se inicia com uma abordagem conceitual e passa por diversos módulos que incluem: tipos de inovação, o sistema PDCA, indicadores e avaliação.

Link: https://cutt.ly/imzMwlA

Contratos de trabalho

Com um total de 8 horas de duração, o curso de contrato de trabalho pode ajudar o profissional de RH a atualizar os seus conhecimentos em legislações trabalhistas.

O curso conta com 4 módulos que abordam desde temas técnicos até assuntos que envolvem o desenvolvimento e incentivo ao trabalho.

Os processos de contratação de demissão precisam ser acompanhados de sólidos conhecimentos de gestão administrativa e de pessoas.

Link: https://cutt.ly/8mzMoz9

Curso de RH gratuito é uma opção viável

Quando você procura meios para desenvolver suas competências de acordo com o cargo que ocupa ou que deseja ocupar, acaba atingindo um alinhamento com o que é esperado de você. Você se torna mais apto a desenvolver suas atividades e é reconhecido por isso.

Profissional bem visto é aquele que se esforça para alcançar o seu objetivo alinhado à sua empresa.

Por fim, há diversos cursos gratuitos diretos ou indiretamente ligados ao setor do GRH e que podem ajudar o profissional de RH a construir uma carreira multidisciplinar e desenvolver uma visão mais global.

O importante é ter em mente e não “olhar” apenas disciplinas de RH, mas sim focadas em gestão de pessoas.

Escreva um comentário