Hoje, o bem-estar, enquanto estratégia de retenção de talentos, ocupa posição especial na área de recursos humanos de uma empresa. Com razão, afinal, práticas como estas são capazes de criar um ambiente corporativo satisfatório, eficiente e produtivo.

Vamos apresentamos o porquê vale a pena investir em práticas de bem-estar para os seus colaboradores. Se ainda não há estratégias pensadas que possam melhorar o conforto deles no âmbito de sua empresa, ficará surpreso o tão quanto é motivador iniciar.

Afinal, o que é bem-estar?

Antes de tudo, vale a pena compreender o que é, afinal, bem-estar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos compreender esse conceito como uma condição ou estado de satisfação plena, que envolve sensação de segurança, conforto e tranquilidade.

Em uma empresa, tal solução está associada à forma como o profissional se sente trabalhando em seu âmbito. Pode englobar sensação de segurança, conforto, tranquilidade e um sentimento de que a organização se importa com o seu crescimento, bem como com sua saúde física e mental.

Práticas que geram bem-estar em uma organização

No âmbito de uma organização, diversas práticas podem ser adotadas com o objetivo de garantir o bem-estar pleno de um funcionário, como, por exemplo:

Premiações e inventivo para metas

As premiações podem ser vistas como uma forma de a organização reconhecer a importância do funcionário para o seu crescimento e conquista de metas. Qual colaborador não gosta de receber premiações pelo empenho que teve para alcançar determinados objetivos que a empresa estabeleceu?

As premiações podem ser variadas, desde um bônus extra no salário, até viagens, jantares e outras formas de reconhecer o trabalho do funcionário.

Cursos de línguas estrangeiras

Qualquer empresário anseia por melhorias no seu negócio. No atual cenário mercadológico, com o advento das novas tecnologias, a sua empresa pode alcançar novos clientes independentemente da localização geográfica. Mas, para isso, é necessário que seus colaboradores tenham conhecimento da língua estrangeira, seja ela inglês ou espanhol.

Um funcionário bilíngue consegue estreitar as relações comerciais com pessoas e negócios de outros países e propagar a sua marca para consumidores internacionais.

Diante dessa informação, é muito fácil justificar a implantação de programas que proporcionem o aperfeiçoamento dos profissionais no idioma oficial do mundo dos negócios, dando a eles motivação para se qualificarem – o que só terá bons impactos na imagem da empresa no mercado.

Cursos para qualificação profissional

É necessário um esforço conjunto entre o ambiente educacional, e a empresa. Criar incentivos para que os profissionais estudem, já estão nas pautas das grandes organizações. Mas o que fazer quando somente o ambiente educacional não é o suficiente? Quando a formação do profissional requer conhecimentos específicos? A solução que muitas empresas encontram para ter essa mão de obra específica e garantir a produtividade, foi à criação de cursos na própria organização.

Esses cursos dentro da própria organização podem ser realizados dentro da jornada de trabalho, se realizados aos finais de semana ou após o expediente as participações não deixariam de ser pequenas.

O interessante é que a maioria dos cursos geram certificados que ajudam na reciclagem de pessoas que já tem formação apreciarem as mudanças que aconteceram e para as pessoas que estão se formando ajuda na obtenção de horas complementares.

Atividades físicas

Não são apenas as premiações que podem gerar conforto para os funcionários de uma empresa, mas também atividades físicas. A prática de exercícios físicos liberam hormônios que fazem com que a pessoa melhore seu humor e fique mais feliz. Assim, talvez valha a pena montar em sua empresa um ambiente onde os colaboradores possam usar para a prática de exercícios físicos.

A importância de investir em práticas de bem-estar para os seus funcionários

De cara, vale dizer que existe uma relação intensa entre bem-estar e aumento de eficiência e produtividade de uma empresa. Mas esta não é a única razão pela qual deve investir em práticas dessa natureza para os seus funcionários.

Ao investir em soluções que possam deixa-los satisfeitos, você está, na verdade, melhorando a cultura de sua organização, bem como sua imagem institucional. Certamente, em uma pesquisa de satisfação externa, a sua empresa se destacará, atraindo, se for o caso, olhares de investidores, bem como talentos altamente qualificados.

Em uma só tacada, ao investir em práticas de bem-estar para os seus funcionários, você aumenta a eficiência de sua empresa, melhora a sua imagem organizacional, bem como sua cultura, e atrai talentos e potenciais investidores.

Podemos te ajudar nessa jornada

Seja mais rentável, fortaleça sua marca empregadora e avalie a experiência do colaborador

Clique aqui e um bate-papo com nossos especialistas e veja como podemos ajudar a sua organização a melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários.