Um dos maiores desafios recentes está na construção de um Plano de Carreira na Indústria para atrair e reter novos talentos. Uma maneira eficaz de alcançar esse objetivo é desenvolver planos de carreira bem estruturados e atrativos, que possam incentivar o crescimento e o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

Empresas que investem no desenvolvimento pessoal de seus funcionários procuram promover um ambiente de trabalho dinâmico, onde os colaboradores são encorajados a evoluir e a construir uma carreira sólida. Para isso, oferecem diferentes tipos de planos de carreira que permitem aos funcionários escolher o caminho que melhor se adapta às suas habilidades e aspirações.

A seguir te contamos alguns tipos de planos de carreira que são adotados na indústria atualmente, para que você defina qual a melhor opção para a sua empresa.

Plano em Y

Assim como a própria letra Y sugere, nesse plano o funcionário, a partir de um certo ponto, deve escolher se ele quer seguir a carreira de especialista ou de gestor em sua área, que em setores como tecnologia e engenharia, por exemplo, é algo comum de se optar.

As duas opções têm a sua importância e relevância dentro da corporação, já que é do especialista que se espera uma solução “revolucionária” em certos pontos, trazendo inovações e adicionando novos itens aos produtos que já existem dentro da empresa.

Plano em W

Se o plano em Y te dá a ideia de dois caminhos a seguir, o plano em W nos sugere até três opções para que o jovem talento, em um certo ponto, decida onde quer se focar, sendo este terceiro um misto dos outros dois.

Ou seja, além de especialista ou gestor, ele pode optar por se tornar um gestor de projetos, que é responsável por acompanhar o desenvolvimento das outras pessoas dentro da empresa, em um projeto específico, através de feedbacks e consultas mais pontuais.

Este tipo de atividade é mais comum na área de tecnologia, em que um programador ajuda na gestão dos desenvolvedores de determinada marca.

Há ainda uma terceira via…

Para empresas que ainda não possuem planos de carreira estruturados, é fundamental oferecer suporte e incentivar o crescimento profissional dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento, mentoria e coaching, que ajudam os funcionários a desenvolverem suas habilidades e alcançarem seus objetivos de carreira.

Em outras palavras, dê a eles uma perspectiva sobre o futuro, uma visão do seu negócio, convidando-o para participar da caminhada junto da sua marca, fazendo com que ele se engaje na sua causa.

Não esqueça que para a construção de um Plano de Carreira na Indústria é essencial que seja fornecido ferramentas de crescimento pessoal, como cursos, coaching e mentorias. Criando um vínculo através de formas de mantê-los engajados, sentindo que estão em constante evolução pessoal e profissional.

Além disso, é importante estabelecer uma cultura organizacional que promova a proximidade entre gestores e colaboradores, criando um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo. Ao surgirem oportunidades de crescimento dentro da empresa, é essencial priorizar os talentos internos e oferecer-lhes a chance de assumir novas responsabilidades e desafios.

Conclusão sobre o plano de carreira na indústria

Criar uma nova rotina na Indústria para a criação de um Plano de Carreira consistente, não será nada fácil no começo. Porém, faça com que os seus gestores se aproximem dos seus liderados, sem criar um distanciamento entre quem manda e quem obedece, criando uma relação saudável no ambiente de trabalho.

Entenda a visão do colaborador e deixe alinhado ao da empresa! Esse entendimento é crucial para que todos sigam no mesmo objetivo.

E, por fim, quando surgirem oportunidades dentro da sua empresa, priorize os seus talentos internos, dando-lhes a oportunidade de assumir a nova função, antes de sair à procura de um novo funcionário no mercado de trabalho.

Escreva um comentário