Investir na capacitação e crescimento dos colaboradores é uma das melhores formas de mantê-los motivados e satisfeitos com a empresa. Nesse sentido, ter um Plano de Carreira e um Plano de Sucessão pode fazer toda a diferença.

Contudo, embora tenham objetivos parecidos, existe uma grande diferença entre Plano de Carreira e Plano de Sucessão. Na verdade, saber distinguir essas estratégias de gestão de pessoas pode ser determinante para treinar os colaboradores e ajudá-los a atingir seus objetivos. Veja aos detalhes para entender melhor cada etapa!

Plano de Carreira e Plano de Sucessão: qual a diferença?

Basicamente, o Plano de Carreira tem como objetivo o desenvolvimento individual dos profissionais, enquanto o Plano de Sucessão é focado no futuro da empresa. Embora os dois termos sejam bastante confundidos entre si, o Plano de Carreira e o Plano de Sucessão são estratégias diferentes. Para ficar mais claro, vamos analisar com mais detalhes cada uma dessas estratégias de gestão de pessoas.

O que é o Plano de Carreira?

Plano de Carreira segue a trajetória do profissional

Primeiramente, podemos definir o Plano de Carreira como a trajetória do profissional dentro de uma empresa, o que é determinado pelas habilidades e competências necessárias para determinado cargo. Para isso, os dois tipos de Plano de Carreira mais usados na gestão de pessoas são:

  1. Plano de Carreira em Y: é o mais usado pelas empresas, pois permite maior flexibilidade para o colaborador. Ele tem esse nome porque o colaborador pode optar por seguir dois caminhos distintos: o de especialista e o de gestor. Por exemplo, um profissional de marketing pode escolher se prefere assumir o cargo de supervisor ou se especializar em marketing digital. Assim, nesse modelo de Plano de Carreira em Y, o colaborador tem oportunidade de continuar crescendo mesmo que não queira assumir uma posição de liderança na instituição.
  2. Plano de Carreira em W: essa estratégia é focada em profissionais multidisciplinares, ou seja, quem tem habilidades técnicas e de gestão. Por exemplo, o mesmo colaborador pode cuidar de tarefas da sua área de especialização, como marketing digital, e ao mesmo tempo liderar uma equipe. Desse modo, o Plano de Carreira em W permite que o colaborador continue adquirindo habilidades técnicas da sua área de especialização enquanto desenvolve ainda mais sua capacidade de liderança.

Geralmente, o Plano de Carreira pode ser traçado tanto pelo colaborador como pela empresa. De qualquer forma, é necessário que ambos estejam interessados em investir no desenvolvimento de novas habilidades técnicas e de gestão.

O que é o Plano de Sucessão?

Plano de Sucessão segue um olhar da empresa que visa identificar e treinar talentos para ocupar cargos estratégicos.

O Plano de Sucessão, por sua vez, está mais ligado à estratégia da empresa e é focado no desenvolvimento de um colaborador em específico. Ou seja, a empresa vai identificar e treinar talentos para ocupar um cargo de gestão e liderança ou cargos técnicos que não podem deixar de existir.

Nesse caso, a estratégia deve começar a ser planejada no momento do recrutamento e seleção, escolhendo os candidatos que estejam alinhados com os objetivos da empresa e que possua habilidades que possam ser desenvolvidas internamente.

Diferença entre Plano de Carreira e Plano de Sucessão?

Mesmo diante dessas diferenças, podemos dizer que o Plano de Carreira e o Plano de Sucessão dependem um do outro para serem bem-sucedidos. Na verdade, quanto mais um profissional se fortalecer dentro de um Plano de Carreira, mais apto ele se tornará para ser escolhido em um Plano de Sucessão. Além disso, ao promover um colaborador para um cargo de liderança é preciso pensar em quem vai ocupar o seu lugar.

Por isso, é essencial que tanto o colaborador como a empresa estejam empenhados nessas duas estratégias simultaneamente.

Como vimos, apesar das suas diferenças, tanto o Plano de Carreira, como o Plano de Sucessão tem o objetivo de melhorar as habilidades dos colaboradores para que eles possam crescer dentro da empresa e assumir cargos técnicos ou de liderança. Mas esse não é o único benefício dessas estratégias.

A importância do Plano de Carreira e o Plano de Sucessão

Quando a empresa tem um Plano de Carreira bem definido, isso torna possível que o colaborador se conheça melhor e entenda até onde quer chegar dentro da organização. Dessa forma, ele vai se sentir mais motivado, focado e consequentemente será mais produtivo.

Além disso, um Plano de Carreira vai fazer o colaborador sentir que faz parte da empresa. Como resultado, é menos provável que ele pense em deixar a empresa. É como se ele estivesse fazendo uma viagem com um mapa completo na mão. Ele sabe aonde quer chegar e como atingir seus objetivos.

Por outro lado, sem um Plano de Carreira o colaborador pode ficar perdido e sem objetivo. Assim, a probabilidade de ele desperdiçar suas habilidades e energia seguindo um caminho errado é muito grande. Isso pode causar traumas e afetar o foco, a saúde, o bem-estar e a produtividade do colaborador e de toda sua equipe.

Além disso, definir um Plano de Carreira sólido também traz muitos benefícios para as empresas. Por exemplo:

– Ajuda a reter talentos;

– Aumenta força de trabalho da empresa;

– Evita transtornos referentes a segurança e bem-estar dos colaboradores;

– Forma líderes e profissionais mais qualificados;

– Melhora e expande o programa de treinamentos e capacitações.

Semelhantemente, o Plano de Sucessão também é importante para o colaborador e para a empresa. Quando os profissionais percebem que a empresa valoriza o seu trabalho, isso faz com que eles fiquem mais engajados e motivados para realizar um trabalho de qualidade. Ao mesmo tempo que isso dá a ele uma sensação de realização pessoal, a empresa vai se beneficiar dos resultados de um trabalho bem feito.

Conclusão

Assim como o Plano de Carreira, o Plano de Sucessão também ajuda a diminuir a taxa de turnover. Afinal de contas, se o colaborador sabe que pode alcançar seus objetivos profissionais dentro da empresa, é menos provável que ele se sinta desmotivado e procure oportunidade em outras organizações.

Por fim, o Plano de Sucessão e o Plano de Carreira também reduzem os custos com processos seletivos, uma vez que o recrutamento interno é muito mais barato para a empresa.

Dessa forma, fica claro que, apesar das diferenças, essas estratégias são essenciais tanto para o sucesso dos colaboradores como da empresa. Afinal, colaboradores satisfeitos são a chave para ter bons resultados!

Escreva um comentário