Devido à crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as empresas acabaram fechando suas portas físicas para o mercado, atuando em grande parte no meio digital. Sendo assim, podemos perceber o crescimento acelerado do home office, que possibilita o colaborador de poder continuar entregando suas atividades profissionais de sua casa ou de qualquer lugar do mundo com conexão de internet.

A questão, no entanto, é que por mais que a digitalização de atividades traga consigo excelentes benefícios para as empresas — a começar pela redução de custos com infraestrutura — também percebemos o distanciamento da cultura organizacional da corporação, já que não existe mais uma centralização humana dentro do estabelecimento para engajá-los continuamente com ações de endomarketing.

Assim, percebemos a importância do RH digital nessas horas, que além de acompanhar as tendências do mercado, busca adequar a cultura organizacional na digitalização. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e confira a importância do RH no mundo digital.

Boa leitura!

Os malefícios da digitalização

Em geral, mesmo que a modernidade ofereça ainda mais ferramentas para que as empresas consigam obter uma gestão ainda mais eficiente, nem sempre a digitalização fornece benefícios às empresas.

Se tratando de um contexto estrutural, é notório o quanto uma corporação consegue reduzir drasticamente os custos com infraestrutura, já que grande parte dos funcionários está conduzindo atividades profissionais de suas casas ou até mesmo no investimento em maquinário e em serviços essenciais de transporte e alimentação, por exemplo. A empresa consegue reduzir esses custos de forma eficiente.

Contudo, a cultura organizacional fica em desfalque. Isso ocorre porque, no momento da digitalização, não existe mais necessidade de presença física na empresa, que é onde os processos de endomarketing e outros elementos que constituem estratégias para reacender cultura organização da empresa acontecem.

Ao termos contato direto com os colaboradores, entendemos quais são suas necessidades, objeções, dificuldades laborais, a forma em que o serviço é empregado e como otimizar essas questões através da missão, cultura e valor da empresa.

Mesmo que já existam ferramentas digitais eficientes para centralizar a cultura organizacional no meio virtual, ainda assim esse processo torna-se um desafio. Não somente pela questão dos colaboradores inseridos no home office, mas também da descentralização de atividades.

A prática da digitalização faz com que marcas consigam terceirizar setores, sejam elas contábeis, administrativas, financeiras e entre outros relacionados.

Quanto mais a empresa terceiriza, mais distante os processos ficam da cultura e missão real da organização, ou seja, da cultura organizacional que deve ser inserida fielmente nas atividades para que a competitividade no mercado seja eficiente. Afinal, o que destaca uma empresa de outra é a forma em que ela entrega produtos e serviços aos seus clientes finais.

Como o RH pode ajudar na questão da cultura organizacional no meio digital?

Embora a modernidade ofereça o desenvolvimento e praticidade de terceirizar atividades, felizmente o setor de Recursos Humanos também sofre mudanças, fazendo-a se adequar às principais demandas das empresas internas atuais.

Já que o RH é o principal responsável por fazer alterações e adaptações na cultura organizacional, engajar uma empresa completamente digital pode não ser uma tarefa fácil para alguns.

Portanto, confira abaixo as principais formas do RH contribuir com a cultura organizacional na transformação digital:

1. Criação de newsletter

Caso você não saiba, a newsletter nada mais é do que um boletim informativo, por assim dizer. Trata-se de um arquivo que é enviado diariamente ou semanalmente às contas eletrônicas dos colaboradores, a fim de mostrar novidades acerca da empresa, informações legais importantes, assuntos relacionados a processos seletivos, novidades internas, novos cargos e salários, entre outros relacionados.

Nesse ponto, o objetivo é fazer com que o colaborador, mesmo à distância, continue acompanhando as ações da empresa.

2. Recrutamento e seleção digital

Não menos importante do que continuar estimulando a cultura organizacional da empresa aos colaboradores atuais, também é crucial inserir a cultura já para os novos candidatos aos cargos especificados nos processos de seleção.

Como estamos falando de recrutamento e seleção executado no meio virtual, podemos lembrar das ramificações, quiz de perguntas e respostas, entrevistas online, conferências, entre outros processos relacionados. Assim, o novo colaborador já fica por dentro de suas principais atribuições, e acima de tudo, o que a empresa espera de suas habilidades e competências.

3. Centralização de informações

Quando tendemos a centralizar informações, a análise e coleta de dados fica muito mais eficiente e otimizada. Se tratando da cultura organizacional, não é diferente.

A criação de um portal intranet, por exemplo, já insere os colaboradores em uma plataforma corporativa eficiente, pois ali é possível criar um mural e vários menus com acesso a informações, novidades, documentos, PDFs, pedidos, chamados, entre outros. Isso não apenas aproxima o colaborador das diretrizes da empresa, mas também torna suas atividades em home office mais práticas e otimizadas.

Essa ação também pode ser importante para negócios que terceirizam grande parte de suas atividades. Ao centralizar as informações, elas mostram às empresas contratadas quais são suas principais exigências, modalidade e a forma em que se deseja competir no mercado pela diferenciação de produtos e serviços. Quanto mais acessível as informações forem, mais eficiente a cultura organizacional é disseminada.

Conclusão

Conforme vimos, o RH oferece um papel importante em um mundo que está passando por uma digitalização. Também conhecido como RH digital nos dias atuais, esse setor oferece incríveis benefícios às empresas que percebem a necessidade de perderem a sua identidade, seja na prática de terceirização de serviços ou do distanciamento de colaboradores pelo home office.

Ações de endomarketing e o acesso a sistemas mais modernos de centralização de informações e facilidade para a comunicação entre empresa e colaborador, apenas oferecem mais chances da cultura organizacional circular com mais facilidade.

Portanto, agora que você já sabe como reacender a cultura organizacional da sua empresa, que tal pôr em prática e conhecer novas ferramentas?

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