Feedforward simboliza objetivar ideias e orientações para o profissional visando o desenvolvimento de competências. Os pilares de ações são o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar potencialidades. A diferença entre feedback e feedforward é que, enquanto o feedback é voltado para ações ocorridas do passadas, o feedforward tem como foco o que o colaborador deve fazer no futuro.

O conceito de Feedforward

A tradução literária em inglês significa “nutrir o futuro” ou simplesmente “avançar”. E é nesse sentido que o feedforward orienta profissionais a otimizarem seu potencial com habilidades que precisam ser desenvolvidas. E, assim, monitorar o processo de desenvolvimento para o futuro.

Porque feedforward é importante?

O feedforward foca em analisar e aperfeiçoar ações que estão acontecendo no momento e visando a expansão para o futuro.

Se você se propõe a compreender seu presente, suas defesas e reconhecer os pontos a serem trabalhados, o fator feedforward passa a ter maior importância para auxiliar no desenvolvimento e crescimento do potencial.

Muitas vezes, vai até além, já que visa aperfeiçoar fortalezas das pessoas e partem de uma situação que correu bem e pode melhorar.

Ebook Feedforward

Veja bem, entender e aprimorar seu “EU” não significa ser arrogante ou achar que sabe mais que as pessoas que te acompanham.

O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas…

Bertrand Russell

Feedback morreu?

Jamais! O feedforward não substitui o feedback. O feedback trata de um comportamento que se deu no passado. Ambos são extremamente importantes, principalmente ao pautar acontecimentos do passado, ações do presente para usá-los no desenvolvimento da alta performance individual e de equipe no futuro.

Download Ebook Feedback

O feedback está relacionado ao reconhecimento dos colaboradores através de um processo de avaliação de desempenho de um profissional ou de uma equipe, que tem por objetivo fornecer uma análise sobre determinada tarefa, seu resultado final ou desempenho de execução. O feedback pode ser classificado como positivo, construtivo e negativo.

Como praticar o feedforward

Para aplicação correta do feedforward, é importante que haja um diálogo prático e constante e efetivo na organização. Permitir que vários colaboradores possam dar ideias e sugestões de melhorias que contribuem para alcançar os resultados da equipe.

Ebook Feedforward

E o líder tem um papel central na implementação dessas estratégias no mundo corporativo. É ele quem está sempre próximo aos membros da equipe, e é ele quem deve dar a abertura para que o diálogo seja mais fluido e criativo aos colaboradores que estão na linha de frente.

É importante reforçar também que a organização precisa ter um processo cultural cada vez mais forte para disseminar seu propósito, missão e para onde quer chegar. Esse propósito necessita estar alinhado com os líderes.

Conclusão

Com tantos benefícios, o feedforward é uma excelente ferramenta de potencialização de talentos e habilidades dentro de uma empresa. Vem conquistando os líderes, consultores, entre outros profissionais que têm a visão de futuro que apoia e monitora o desenvolvimento intra-pessoal e entre equipes.

No entanto, para uma equipe saudável e profissional, vale estabelecer transparência, confiança, ética, objetivos específicos e metas saudáveis a serem alcançadas.

Gosto de pensar que Feedback é o motor, mas Feedforward é o propósito, a finalidade de se manter vivo um planejamento!

Conheça a Habaut e comece a transformação para uma cultura organizacional estruturada e alinhada ao sucesso.