A visão do departamento de Recursos Humanos como à parte da organização ficou para trás. A cada dia, mais empresários se dão conta do papel do GRH na tomada de decisões estratégicas, contratando talentos com base nas necessidades da empresa, tornando-a mais forte e comprometida com seus objetivos.

Assim sendo, estratégias de GRH podem fazer empresas crescerem, através da integração de colaboradores, de uma comunicação otimizada, da análise de forças e fraquezas, realização de avaliações de desempenho, treinamento de equipes e busca por soluções tecnológicas.

A tecnologia, nesse cenário, é uma grande aliada do gestor de Recursos Humanos que busca formas de melhorar processos, gerir equipes e cumprir com obrigações trabalhistas — e a contratação digital faz parte da implantação da transformação digital das empresas.

Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a contratação digital e sobre como implantar essa solução na sua organização.

A transformação digital do RH

Como lida com muitos papéis e muita burocracia com contratação de colaboradores, armazenamento de dados e integração com a área contábil, o departamento de Gestão de Recursos Humanos ainda encontra muita resistência quando o assunto é transformação digital.

No entanto, na medida em que a tecnologia avança e novas soluções chegam ao mercado, a transformação digital deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação das empresas que desejam manter a competitividade de mercado.

Contratar um funcionário exige cerca de 20 tipos diferentes de documentos que precisam ser armazenados entre cinco e 20 anos, com informações inclusive sobre afastamentos e atestados, entre outras — dá para imaginar a montanha de papel?

Como medida para a desburocratização desse processo, o governo criou o e-Social, sistema que centraliza as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de uma organização.

A transformação digital do RH

Essa é uma entre muitas medidas que compõem a transformação digital do RH, que inclui o uso de sistemas de gerenciamento, intranets, CTPS Digital, dentre outras para simplificar processos e obter informações em tempo real com acessibilidade em nuvem.

O que é contratação digital?

Admitir novos colaboradores corresponde a uma parcela importante do trabalho de RH. Tradicionalmente, isso é feito a partir do comparecimento do colaborador na empresa, munido de diversos documentos necessários para a contratação.

Em seguida, um funcionário o recebe, verifica a documentação, acompanha o preenchimento de formulários e a assinatura do contrato para então, admiti-lo na empresa.

O que é contratação digital?

Na contratação digital, no entanto, esse processo ocorre inteiramente pela internet, reduzindo a burocracia e agilizando todo o processo. Com uma ferramenta de admissão digital, a admissão dos colaboradores e a gestão documental ocorrem no mesmo sistema.

Dessa maneira, o colaborador preenche a ficha cadastral, anexa os documentos necessários (digitalizados) e os envia ao setor de RH, que checa a documentação e monitora a admissão de maneira remota, sem a necessidade de comparecimento na empresa, o que cria uma experiência mais tranquila e envolvente para todas as partes.

Esse é um processo que traz uma série de vantagens. São elas:

– Agiliza a admissão, pois empregador e empregado podem fazer suas partes digitalmente, de onde quer que estejam, sem necessidade de comparecer fisicamente à empresa;

– Cria uma experiência muito mais interessante para o novo colaborador, que desde já pode começar a se engajar com a empresa;

– Reduz a quantidade de papel, já que corta a necessidade de imprimir contratos e preencher papelada, sendo, em decorrência disso, uma solução sustentável;

– Em consequência da migração para o eletrônico, ajuda na gestão documental, de modo que o setor de RH tem muito mais facilidade de organizar documentos e recuperar informações, sem precisar lidar com montes de pastas e pilhas de papéis;

– Otimização de tempo, já que o funcionário de Recursos Humanos não precisa parar o que está fazendo para imprimir os documentos e preencher junto ao novo colaborador, e pode dedicar o seu tempo a outras tarefas.

– As informações são mais confiáveis, com cadastros acessados em tempo real.

Como resultado, a empresa tem muito mais tranquilidade não apenas no dia a dia, mas também em auditorias.

A gestão eletrônica dos documentos também influencia na redução de processos trabalhistas, já que é possível gerenciar muito mais facilmente a força de trabalho, garantindo a conformidade com a lei.

Por fim, há mais segurança no tratamento dos dados dos funcionários, já que o sistema só permite acesso de pessoal autorizado, evitando riscos de vazamento de informações, respeitando a confidencialidade.

Adotando a contratação digital na sua empresa

Como vimos até aqui, o processo de admissão tradicional é longo, passível de erros e extremamente burocrático, de modo que representa o uso de recursos valiosos, do papel ao tempo do funcionário de Recursos Humanos, que precisa parar o que está fazendo para preencher a papelada junto ao novo colaborador.

Justamente por isso, a admissão digital representa a evolução para uma experiência mais agradável para todos, trazendo uma série de vantagens para a empresa através de uma aplicação simples e funcional.

Adotando a contratação digital na sua empresa

Essa inovação para o GRH agrega valor à empresa, que cria uma experiência positiva para os seus colaboradores, o que pode gerar muito mais engajamento, comprometimento e, em consequência, resultados positivos.

Sabendo que esse é um diferencial para organizações de sucesso, a Habaut, conhecida como uma solução completa para Gestão de Pessoas da sua empresa, traz a Admissão Digital.

Com nossas ferramentas, sua empresa não apenas pode admitir novos funcionários 100% pela internet, como também criar processos muito mais inteligentes, integrados e preparados para lidar com o Big Data.

Implantando a admissão digital, sua organização:

– Libera tempo para o profissional de RH;

– Aumenta a eficiência dos processos de Recursos Humanos;

– Contribui para uma cultura orientada a dados;

– Derruba limitações geográficas, com acesso remoto;

– Ganha mais agilidade nos processos de RH;

– Adquire tempo para outras atividades importantes;

– Se beneficia da redução de erros com transformação digital.

Por fim, com a Habaut, seu negócio conta com técnicas que auxiliam no aumento da produtividade e na melhoria do poder do feedback, contribuindo para uma cultura colaborativa, com pessoas engajadas, motivadas e satisfeitas, que produzem muito mais.

Escreva um comentário