De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é considerada o “mal do século”. Trata-se de um problema de saúde mental que afeta o emocional de uma pessoa, fazendo com que ela desenvolva um quadro profundo de tristeza, falta de apetite, perda de ânimo e de interesse em relação à sua atividade profissional.

É uma doença que atinge, segundo o órgão destacado, mais de 1 bilhão de pessoas, sobretudo os trabalhadores. Diante dessa realidade, o RH pode se tornar um parceiro importante dos funcionários na hora de auxiliá-los com relação aos cuidados que devem ter com o psicológico.

A seguir, conheça os principais problemas de saúde mental e como o RH pode ajudar a tratá-los no ambiente organizacional. Confira!

Principais problemas de saúde mental no ambiente de trabalho

O estresse, a ansiedade e a depressão estão entre as doenças de saúde mental mais comuns no ambiente de trabalho. E se não forem tratadas devidamente, o funcionário pode ter o seu quadro de saúde mental agravado e, consequentemente, terá seu desempenho no ambiente de trabalho afetado.

O estresse é um problema de saúde mental que traz sintomas que podem prejudicar a relação interpessoal no trabalho, como irritabilidade e variação de humor. Além disso, afeta a eficiência e produtividade em relação à execução das operações.

A ansiedade, por sua vez, é um problema de saúde mental que prejudica significativamente o psicológico do funcionário, fazendo com que ele desenvolva uma série de problemas, como coração acelerado, cansaço, tremores e sensação de falta de ar. No entanto, também pode colaborar para o surgimento de doenças mentais mais graves, como é o caso da depressão.

A depressão é um transtorno que afeta de forma como uma pessoa se sente, como pensa e até como age. A sua forma de ser, agir e pensar é, na maioria dos casos, negativa e coloca em risco seu bem-estar, o que pode fazer com que ela desenvolva sentimentos como tristeza e perda de ânimo pelas atividades prazerosas, sobretudo no ambiente de trabalho.

Como o RH pode ajudar a resolver esses problemas no ambiente de trabalho?

O RH tem como principal missão desenvolver bem-estar, conforto e sentimento de satisfação por parte do funcionário no ambiente de trabalho, uma vez que é preciso cuidar bem da saúde (física e mental) do funcionário para que ele alcance o desempenho esperado em suas tarefas diárias.

O RH pode ajudar de diversas maneiras a tratar problemas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, como:

  • Conversando diretamente com o colaborador que está enfrentando esse problema, de maneira a garantir que ele tenha todo o apoio necessário;
  • Disponibilizando uma equipe especializada e qualificada para auxiliar casos de saúde mental;
  • Desenvolvendo uma cultura organizacional que reflita respeito a todos os funcionários, independentemente de sexo, raça, cor etc. Uma cultura, portanto, de respeito;
  • Colocando à disposição dos funcionários um canal aberto para denúncias de assédio moral. É um problema que pode fazer surgir problemas de saúde mental.

Por fim, o RH pode ajudar a tratar problemas de saúde mental no âmbito de uma empresa, de maneira a fazer com que ela se torne um ambiente saudável para todos, principalmente para os funcionários.

Você sabia que contamos com uma plataforma que pode lhe ajudar nesse sentido? Entre em contato conosco para saber mais!

Escreva um comentário