É muito comum as empresas criarem estratégias focadas na comunicação com seus clientes e, por conta disso, acabam não dando o devido valor para a comunicação interna da corporação.

Estreitar o diálogo e tornar o ambiente de trabalho mais cômodo, organizado e com transparência, sem dúvida, é o melhor caminho para conquistar o sucesso que você almeja em seu negócio.

De acordo com a Harvard Business Review, publicação semestral sobre práticas e gestão de negócio, quando uma empresa não fortalece a sua comunicação interna, as chances dos projetos terem êxito diminuem.

A apresentação que o departamento de comunicação e marketing realiza através das campanhas externas deve refletir o que ocorre dentro do ambiente interno, em sintonia com os colaboradores, que são o pilar da empresa.

A seguir, vamos falar mais sobre a importância da comunicação interna e como fortalecê-la em sua empresa.

O que de fato é comunicação interna?

Toda empresa precisa criar formas de manter um diálogo entre todos os colaboradores, de forma que a mesma mensagem seja passada de forma clara e objetiva. A missão, os objetivos, as metas e os projetos de uma empresa, para serem concretizados, precisam passar pelas mãos de pessoas e a comunicação interna pode ser compreendida como sendo a base dessa estrutura.

A comunicação interna são as ações que uma empresa faz para facilitar o diálogo, mensagens e comunicados dentro da corporação. Durante muito tempo, por exemplo, o telefone era o método mais fácil para trocar informações e conversar com departamentos diferentes, filiais localizadas em outros estados ou países.

Hoje, novas formas de comunicação surgiram, beneficiando grandemente o setor empresarial. Tanto que, em momentos de mudanças comportamentais, como estamos presenciando em 2020, muitas empresas estão revendo suas estratégias e buscando inovação.

Neste sentido, a comunicação interna precisa estar inserida como um dos pontos cruciais dessa mudança. Ou seja, não dá mais para ignorar a importância desse conjunto de ações. Inclusive, para a Harvard Business Review, a comunicação interna deve ser vista pelos empreendedores e gestores como aliada da corporação, e não como algo secundário.

A importância e objetivos

A comunicação interna é de extrema importância, pois ela garante um estreitamento para os colaboradores, que passam a receber e compartilhar a mesma linha de raciocínio, evitando assim, os temidos ruídos no processo de comunicação.

A importância e objetivos

Por exemplo, ao iniciar um novo projeto em sua empresa, você poderá organizar uma reunião inicial para comunicar a todos as etapas e fazer a apresentação do projeto. A partir disso, os colaboradores, tendo recebido a mesma informação, passam a trabalhar de forma mais alinhada, evitando assim possíveis erros no percurso.

E, claro, uma comunicação bem feita proporciona uma satisfação maior aos clientes, o que aumenta a visibilidade da empresa diante do mercado.

Outros dados importantes sobre o tema, agora coletados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE, apontam que 63% das empresas afirmaram que a comunicação interna é uma das etapas de maior importância na hora de criar uma cultura organizacional eficiente.

Por conta disso, as empresas participantes da pesquisa também relataram que devem fazer mais investimento nesta área nos próximos anos.

Como fazer uma boa comunicação interna?

Dentro do estudo da área de estudo, a comunicação interna é conhecida também como comunicação integrada, sendo um trabalho pautado para facilitar as ações dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Transmitir e compartilhar informações entre todas as equipes: isso é a comunicação interna na prática.

Há alguns anos, a comunicação interna podia ser feita através dos jornais internos, uma prática muito comum realizada ainda hoje por grandes corporações. Mas, agora com a internet e os novos programas de troca de mensagem, novas formas surgiram, mas o jornal interno pode continuar sendo um bom meio dependendo dos objetivos da empresa.

Algumas dicas para fazer a comunicação interna da sua empresa:

  • Facilite o acesso à informação;
  • Crie canais de comunicação para concentrar as informações;
  • Incentive os colaboradores a usarem as plataformas digitais internas;
  • Abra um canal para os colaboradores darem opiniões e sugestões de melhorias;
  • Crie grupos de liderança;
  • Faça newsletter com as principais novidades do mês dentro da empresa;
  • Organize a comunicação para que todos recebam as mesmas informações, pode ser através de e-mails, memorando ou grupos;
  • Tenha uma intranet corporativa;
  • Desenvolva um chat corporativo;
  • Mantenha uma cultura colaborativa.

Quais são as vantagens da comunicação interna?

Para esclarecer ainda mais como a comunicação integrada é relevante para a sua empresa crescer. Separamos a seguir alguns pontos sobre as vantagens de fortalecer o diálogo e estreitar o relacionamento com equipe e colaboradores.

1 – Melhora a produtividade

Com os colaboradores bem informados e se sentindo parte do todo, eles ficam mais estimulados a interagir para que a empresa alcance os resultados planejados. Desta forma, a produtividade melhora automaticamente, e isso ajuda a fortalecer todos os projetos da empresa.

Melhora a produtividade

Ao mesmo tempo, uma boa comunicação interna ajuda a fortalecer a cultura, tornando o ambiente mais agradável, com cada um compreendendo melhor a sua função, porém, com a consciência de que cada passo impacta e gera bons resultados para todos.

2 – Mais transparência e alinhamento de objetivos

Dependendo do tipo de tarefa que as equipe precisam desenvolver e até mesmo por conta do nicho da empresa, muitos colaboradores precisam ir atrás de informações para conseguirem desempenhar as suas tarefas com assertividade.

Mais transparência e alinhamento de objetivos

De acordo com um estudo da Reuters e do Working Council of CIOs, cerca de 20% das horas de trabalho são passadas na busca dessas informações e dados. Mesmo com cada trabalhador tendo como base a sua formação e experiência, a complementação de informações endossa as atividades realizadas e, por isso, essa é uma tarefa constante dentro das empresas.

Por isso, investir em modelos como intranet corporativa tem sido uma solução promissora para concentrar todas as informações que são trocadas dentro da empresa. Empresas que investem em aplicativos ou programas onde os colaboradores podem organizar materiais e compartilhar informações conseguem otimizar o tempo, aumentando não somente a produtividade mas também a receita em até 5%.

3 – Diminuição da rotatividade

Por conta da mudança comportamental nos últimos anos, com trabalhadores em busca de oportunidades que convergem melhor com seus ideais, a rotatividade dentro das empresas aumentou.

Diminuição da rotatividade

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Ministério do TrabalhoDIEESE, somente no Brasil a rotatividade aumentou em 40% em 2016. Agora, essa realidade deve ter se tornado ainda mais expressiva, porque as pessoas estão alinhando seus propósitos, querem trabalhar com mais liberdade e com otimização de tempo.

Uma recente pesquisa apresentada pela Gallup State of the American Workplace apontou que a taxa de rotatividade para funcionários que não usufruem de tecnologia interna é 10% maior do que para funcionários altamente engajados e estimulados por ferramentas e sistemas que facilitem o dia a dia.

Tanto aplicativos móveis quanto sistemas de intranet, por conta de serem acessados de qualquer lugar, permitem que as empresas possam deixar o funcionário mais livre, permitindo trabalho home office, por exemplo, ou horários mais flexíveis.

Esses aparatos tecnológicos, que cada vez mais estão sendo utilizados para melhorar a comunicação interna, são essenciais para melhorar e facilitar a rotina, uma vez que eles integram recursos projetados para manter os funcionários engajados.

Com isso, a rotatividade na empresa tende a cair e os dados mostram isso. Uma pesquisa feita pela Gallup aponta que funcionários engajados têm 27% mais probabilidade de apresentar um desempenho excelente.

4 – Clima organizacional revigorado

Como podemos observar, são muitos os benefícios de investir na comunicação interna da sua empresa, pois isso torna o trabalho mais transparente para os funcionários e abre um canal para que eles possam trazer opiniões e temas importantes.

Clima organizacional revigorado

Além disso, o clima dentro da empresa também melhora. Com tantas ferramentas e aparatos tecnológicos à disposição das empresas, quem ainda não faz uso desses recursos está perdendo oportunidades e diminuindo a chance de fortalecer o clima organizacional.

De fato, é muito incômodo trabalhar em um lugar onde as pessoas ficam fechadas, sem poder interagir. Porém, a comunicação interna bem definida estimula os profissionais para um relacionamento de qualidade, onde eles podem desenvolver mais o espírito de cooperação.

5 – Diminui erros e fake news

Não há como negar, todo local de trabalho em algum momento acaba tendo fofocas e informações falsas, inclusive sobre projetos, salários, demissões, etc.

Diminui erros e fake news

Principalmente empresas com uma cultura organizacional mais engessada, acabam abrindo portas para que rumores aconteçam. Por isso, é importante mudar o mindset e caminhar conforme as mudanças que estão ocorrendo no comportamento humano por conta das redes sociais e demais tecnologias que facilitaram o compartilhamento de informações.

Não esconda mais as informações, e sim distribua com uma comunicação interna eficiente, que fale sobre a empresa, as metas, os projetos e o futuro do negócio. Isso faz com que os colaboradores se sintam inclusos dentro das tomadas de decisões. Automaticamente, o empresário diminui os erros e o compartilhamento de notícias falsas sobre a empresa.

Aproveite também para criar ações e eventos de relacionamento sempre que for iniciar novos projetos, assim você comunica em primeira mão os funcionários.

Outros benefícios da comunicação interna:

  • Evita rumores e fofocas;
  • Aumenta o sentimento de pertencimento;
  • Abre espaço para dúvidas e sugestões;
  • Engajar os colaboradores;
  • Reconhecimento de esforços;
  • Acompanhar indicadores de engajamento.

Você deseja que o seu negócio seja mais rentável e que os colaboradores atinjam metas? Deseja se comunicar mais e melhor com sua equipe? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como melhorar a comunicação interna hoje mesmo!