Quando uma empresa conta efetivamente com o engajamento de todos os colaboradores, ela tende a crescer mais rapidamente e de forma eficiente e produtiva. Entretanto, mesmo em um escritório no fundo de uma casa à empresas modernas, o engajamento entre a liderança e equipe é fundamental para manter uma ótima vibe e piques de empolgação.

Como consequência, a empresa – e independente do seu estágio -, consegue alcançar seus objetivos de maneira ágil e, assim, obter destaque no mercado.

Contudo, nem sempre é fácil obter o engajamento de todos, por isso o líder tem um papel inimaginável e precisa estar sempre confiante e acreditando na proposta de valor da companhia.

Por isso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar no dia-a-dia e obter melhores resultados com relação a essa questão. São, na verdade, propostas de ações para aumentar os resultados proativamente e em curto espaço de tempo.

Apesar de, aparentemente, ser algo nada fora da curva, ao fazer rotineiramente, perceberá a diferença. Confira!

Envolva seus colaboradores em projetos atrativos

Envolver os colaboradores em projetos atrativos que estejam sendo desenvolvidos em sua empresa é também uma forma de fazer com que eles não apenas se sintam importantes pelo convite, mas também estimulados a darem o seu melhor. Isso, na prática, pode garantir melhores resultados para sua organização, como o aumento da eficiência, produtividade e de vendas, se for o caso.

Entretanto, é preciso conhecer bem os perfis que fazem parte de sua equipe, para que desse modo escolha os ideais por projeto.

Nesse contexto, cabe dizer que participar de um projeto pode garantir não apenas o envolvimento dos colaboradores, mas também é capaz de trabalhar aspectos como relacionamento interpessoal, liderança, criatividade e proatividade.

E se precisar de uma forcinha, que tal avaliar com a ferramenta de perfil comportamental DISC? Podemos ajudar com a nossa solução Habaut.

Dê feedbacks claros e objetivos

Garantir feedbacks claros e objetivos é também uma ação que pode fazer com sua equipe dê o melhor de si, engajando-se de forma eficiente e produtiva em suas operações.

O feedback é um instrumento de gestão de recursos humanos que pode ajudar os colaboradores a se tornarem profissionais mais competentes e satisfeitos. Ele aponta os acertos e erros, de maneira a garantir que o profissional tenha uma visão de si mesmo e, com base nisso, possa se aperfeiçoar.

Portanto, é preciso diferenciar entre o feedback em grupo, para toda a equipe, e o feedback individual, relatando fatos e ações comportamentais a serem pautadas em melhorias.

Crie bonificações

É evidente que o funcionário busca alcançar seus objetivos pensando não apenas em sua satisfação profissional, mas também nas bonificações que ele ganhará. Por isso, crie um programa de bonificação que ajude o seu colaborador a se engajar mais, dando o seu melhor para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

A bonificação é uma forma de estimular o colaborador em relação ao alcance uma meta, que pode estar associada a elementos como produção ou excelência em atendimento ou vendas de produtos e/ou serviços, por exemplo.

A maior dica está em bonificar em challenges ou ao cumprimento de metas trimestrais. Cuidado para que a bonificação não vire uma rotina mensal.

E saiba que você poderá contar com a Habaut para esse processo. Temos um super clube de benefícios que o colaborador poderá escolher a sua experiência a vontade, de acordo com seu saldo ganho na bonificação. Entre em contato conosco ou via whatsapp.

Elogie seus funcionários

Antes tarde do que nunca, sempre que puder, reconheça as competências do seu time, fazendo assim com que eles(elas) percebam que são importantes e que o alcance de seus objetivos têm valor para o alcance geral da empresa.

Elogiar ou reconhecer as competências profissionais do seu colaborador é uma ação que pode garantir que ele dê o seu melhor, engajando-se em suas atividades diárias.

Cuidado apenas para não ser um elogio individualista mediante à equipe. Se for este o caso, chame o colaborador de lado e deixe claro sua satisfação. Se for em grupo, tenha um olhar na equipe e não apenas nos destaques.

Conclusão do engajamento entre liderança e equipe

Por fim, como vimos, existem formas de engajar a equipe e, assim, fazer com que ele dê o melhor em seu âmbito de competência. Na prática, isso pode garantir que a empresa alcance com maior velocidade seus objetivos.

Portanto, a “centelha” do engajamento começa pela liderança. São etapas simples que fazem a diferença na vida de todos.

Além dos fatores da equipe, é preciso levar em conta a cultura global da empresa, tais como regras e demais itens para não ter um trabalho em vão.

Como podemos te ajudar…

Temos uma solução completa que pode ajudar você a traçar níveis de engajamento de todos os colaboradores do seu time e, com base nisso, garantir que obtenha êxito em relação a essa tarefa? Saiba mais entrando em contato conosco. Que tal?

Gostou deste conteúdo? Não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro. Nela estamos sempre compartilhando conteúdos para enriquecer e te empoderar ainda mais.

Escreva um comentário