Nos últimos anos, temos visto uma preocupação mais acentuada com relação ao bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Isso porque se concluiu que o grande valor de uma instituição está nas pessoas que as compõem. Muitas estratégias têm sido criadas para melhorar e analisar a trajetória dos colaboradores e uma delas é a employee experience (do inglês “experiência do empregado”).

A employee experience é uma estratégia que tem como principal objetivo a valorização do colaborador ao implementar ações pensadas para o bem-estar de todas as pessoas envolvidas na equipe.

O objetivo final da employee experience é tanto reter quanto atrair os melhores talentos para a empresa, atitude que fará enorme diferença nos resultados da instituição como um todo.

Princípios da employee experience

Para que esse processo seja implantada de forma efetiva, produzindo os resultados esperados, é necessário que os responsáveis pelos recursos humanos da empresa pensem inicialmente em algumas questões:

  • Como seria o nosso colaborador ideal?
  • Quais estratégias utilizamos para transformar nossos colaboradores atuais em colaboradores ideais?
  • O que faz com que os funcionários deixem nossa empresa?
  • O que faz com que os candidatos se interessem por uma vaga em nossa empresa?
  • Qual é o perfil ideal dos candidatos baseado na atual equipe?

As respostas a essas questões ajudam o gestor a ter um referencial do que a instituição já está fazendo no sentido da experiência do colaborador e quais são os objetivos em longo prazo.

Desempenho e bem-estar

Quando pensamos no ambiente corporativo, automaticamente, ligamos bons resultados ao desempenho dos colaboradores. Os resultados também são importantes na estratégia do employee experience, mas o bem-estar diário é um fator preponderante para a aplicação dela.

Para assegurar o bem-estar e a satisfação da equipe, é preciso, antes de tudo, satisfazer as necessidades dela. Você, gestor, sabe do que sua equipe necessita segundo a visão dela e não a sua? Alguma vez ela já foi consultada com relação a isso? É impossível suprir necessidades sem saber quais são elas.

Seus colaboradores só se sentirão confiantes em revelar do que têm necessidade se houver um clima de respeito e segurança na instituição. Mesmo assim, você notará que as respostas podem ser bem diferentes de acordo com quem estiver respondendo.

Procure encontrar padrões nas respostas e elencar as necessidades das mais importantes e emergenciais àquelas que podem esperar um pouco para serem resolvidas, porém, dê atenção a todas as respostas igualmente.

Tente conhecer os componentes de sua equipe, saber por que eles estão na empresa, o que esperam dela e quais planos eles têm em médio e longo prazo. É claro que os colaboradores só poderão ter perspectivas de crescimento na empresa se essa possibilidade de construção de carreira existir.

Com employee experience, o ambiente a ser criado é saudável para todos, mesmo sabendo que cada pessoa é diferente da outra. Há um contexto de crescimento profissional e pessoal e valorização da pessoa em primeiro lugar e não só de suas atividades de trabalho.

Quer saber mais sobre employee experience e testar uma plataforma gratuita? Acesse nosso site e confira.